As ovelhas de Suffolk estão entre as grandes raças de ovinos. Têm cabeças e pernas pretas e geralmente são bastante musculadas e robustas. Tanto os carneiros como as ovelhas não têm cornos, sendo um carater eliminatório. O peso médio dos carneiros adultos Suffolk está entre 110 e 180 kg e o peso médio das ovelhas adultas varia entre 80 e 160 kg.

A maioria das ovelhas exibe estro quando a duração do dia começa a diminuir pelo que, a altura do ano mais natural para a reprodução de ovelhas em Portugal será o final do verão e o outono. Os partos acontecem maioritariamente no inverno. Os borregos nascem totalmente pretos com pesos entre os 2 kg e os 8 kg, sendo frequentes os partos gemelares. A lã é totalmente branca, sem manchas.

A raça Suffolk é utilizada principalmente para a produção de carne, a qual tem elevada qualidade textural e organolética, sem sabor a borregum, o que a torna uma mais-valia nos cruzamentos com outras raças.

Como a raça tem uma elevada produção de leite, cascos duros e dimensões pélvicas largas para parição fácil, a introdução da genética Suffolk nos rebanhos de cruzamento tem sido uma excelente opção, contra os problemas doutras raças com borregos moles e (ou) de crescimento lento, ou ovelhas com reduzidas aptidões funcionais.

Também tem uma produção de lã de qualidade. O peso médio de lã de ovelhas Suffolk adultas está entre 2,3 e 3,6 kg. As lãs desta raça são consideradas médias em tipo, com um diâmetro de fibra de 25,5 a 33 mícrones, e contagem de fiação de 48 a 58.

As ovelhas Suffolk destacam-se em termos de qualidades maternais, por ser excelentes mães, com elevada apetência para o parto e para os cuidados maternais, mas também para a produção de leite, com apetência natural para partos duplos e uma média anual de borregos por ovelha acima dos 1,6.